vs1-1024x537

Veggies4myheart – Projeto do Ano em Nutrição Comunitária e Saúde Pública

A Revista Viver Saudável foi a promotora da Gala de Prémios Viver Saudável, que ocorreu no passado dia 25 de novembro no Casino Espinho. Celebrou-se projetos de nutrição e foi reconhecida a importância da nutrição e o papel dos profissionais, enquanto promotores de uma sociedade mais saudável.

Esta 2ª edição distinguiu o projeto ciTechCare Veggies4myHeart da Investigadora e Professora Cátia Pontes como o Projeto do Ano na categoria de Nutrição Comunitária e Saúde Pública.

O projeto Veggies4myHeart consiste num projeto de educação alimentar que visa promover o consumo e o conhecimento dos vegetais em crianças pré-escolares (entre os 3 e os 6 anos), através de materiais didáticos, nomeadamente, um jogo digital que é uma iniciativa conjunta do ciTechCare e do CIIC, do Politécnico de Leiria .

As investigadores Marlene Lages e Sara Dias, alunos dos cursos de Jogos Digitais e Multimédia e da Licenciatura em Dietética e Nutrição, Eduarda Abrantes, Gustavo Reis e Ricardo Antunes do CIIC, Sophie Bucher Della Torre e alguns financiadores cruciais como “Challenges in Cardiology” e também a Câmara Municipal de Leiria “acreditaram na ideia”, que “nos trouxe até aqui e nos permitiu ir ainda mais longe do que alguma vez pensámos”, afirmou Cátia Pontes.

O projeto vencedor é inovador por se tratar de um projeto que utiliza materiais educativos elaborados e validados por nutricionistas, o que era uma das lacunas de outros projetos semelhantes.

Categorias como “Nutricionista do Ano”, “Nutrição Clínica” e “Alimentação Coletiva e Restauração” também foram premiadas nesta comemoração.

O Prémio Viver Saudável 2022 é uma iniciativa promovida pela FRESENIUS KABI, Matinal Cottage, e apoiada pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) e Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN).

+ INFO

4c33fc_10932850388143278beedb7ecac1ee68~mv2.jpg

1st International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH)

A Equipa Veggies4myHeart esteve presente na primeira edição do International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH), que decorreu no dia 17 de novembro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa.

A professora Cátia Pontes apresentou a comunicação oral “Can a digital game promote vegetable consumption? – parents’ perception of a food and nutrition education tool”, que visou expor a perceção dos pais sobre o impacto do jogo digital “Veggies4myHeart” na promoção do consumo de hortícolas.

No ano letivo 2021/22, participaram no projeto 210 crianças de 8 jardins de infância, do concelho de Leiria.  O jogo digital “Veggies4myHeart” foi o instrumento pedagógico utilizado nas 5 sessões de educação alimentar e nutricional (EAN). Depois da intervenção, foi solicitado aos pais o preenchimento voluntário de um questionário para monitorizar a perceção sobre o consumo de hortícolas e o impacto do jogo digital como um instrumento pedagógico de EAN.

A amostra deste trabalho incluiu 32 pais que responderam ao questionário online. Destes, 20 referiram que o filho não alterou o consumo de hortícolas após a intervenção do projeto Veggies4myHeart. Analisou-se a relação entre a frequência com que as crianças mencionaram o projeto em casa e o seu consumo de hortícolas. Foi possível observar que 22 crianças referiram o projeto com frequência e 11 aumentaram o consumo de hortícolas.

Relativamente à perceção dos pais sobre os jogos digitais, como instrumentos pedagógicos de EAN, 25 pais consideraram os jogos digitais benéficos. Os pais das crianças que participaram no projeto Veggies4myHeart não consideraram que os seus filhos alteraram o consumo de hortícolas, após a participação no projeto. Porém, todos acharam o jogo útil para a EAN. Por último, destacou-se a importância de envolver as famílias das crianças no projeto e de entender as barreiras para o consumo de hortícolas em crianças em idade pré-escolar, nas suas casas.