A Revista Viver Saudável foi a promotora da Gala de Prémios Viver Saudável, que ocorreu no passado dia 25 de novembro no Casino Espinho. Celebrou-se projetos de nutrição e foi reconhecida a importância da nutrição e o papel dos profissionais, enquanto promotores de uma sociedade mais saudável.
Esta 2ª edição distinguiu o projeto ciTechCare Veggies4myHeart da Investigadora e Professora Cátia Pontes como o Projeto do Ano na categoria de Nutrição Comunitária e Saúde Pública.
O projeto Veggies4myHeart consiste num projeto de educação alimentar que visa promover o consumo e o conhecimento dos vegetais em crianças pré-escolares (entre os 3 e os 6 anos), através de materiais didáticos, nomeadamente, um jogo digital que é uma iniciativa conjunta do ciTechCare e do CIIC, do Politécnico de Leiria .
As investigadores Marlene Lages e Sara Dias, alunos dos cursos de Jogos Digitais e Multimédia e da Licenciatura em Dietética e Nutrição, Eduarda Abrantes, Gustavo Reis e Ricardo Antunes do CIIC, Sophie Bucher Della Torre e alguns financiadores cruciais como “Challenges in Cardiology” e também a Câmara Municipal de Leiria “acreditaram na ideia”, que “nos trouxe até aqui e nos permitiu ir ainda mais longe do que alguma vez pensámos”, afirmou Cátia Pontes.
O projeto vencedor é inovador por se tratar de um projeto que utiliza materiais educativos elaborados e validados por nutricionistas, o que era uma das lacunas de outros projetos semelhantes.
Categorias como “Nutricionista do Ano”, “Nutrição Clínica” e “Alimentação Coletiva e Restauração” também foram premiadas nesta comemoração.
O Prémio Viver Saudável 2022 é uma iniciativa promovida pela FRESENIUS KABI, Matinal Cottage, e apoiada pela Associação Portuguesa de Nutrição (APN), Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP), Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA) e Associação Nacional de Estudantes de Nutrição (ANEN).


