QUEM SOMOS?

O Veggies4MyHeart trata-se de um projeto de educação alimentar que visa promover o conhecimento e o consumo de hortícolas em crianças em idade pré-escolar, através da criação e validação de materiais pedagógicos adequados a esta faixa etária.

Este projeto surgiu de uma iniciativa conjunta do Center for Innovative Care and Health Technology (ciTechCare) e do Computer Science and Communication Research Centre (CIIC) do Instituto Politécnico de Leiria. No ano letivo 2018/19 iniciou-se o primeiro ano de intervenção do projeto em jardins de infância do concelho de Leiria e desde então foram utilizadas várias estratégias de intervenção, como uma história infantil sobre hortícolas "Quem quer ir ao mercado da vila?" e o Jogo Digital Veggies4MyHeart, disponível na App Store e Play Store.

veggies
Como atuamos?

Sessões de Avaliação

O projeto Veggies4myHeart tem nas suas atividades, pelo menos, dois momentos destinados à avaliação de conhecimentos, vontade de experimentar hortícolas e consumo dos mesmos.
Nas sessões de avaliação são aplicados: um instrumento de avaliação de conhecimento taxonómico de alimentos; uma escala validada (FR-WTT), que mede a vontade de experimentar hortícolas; registo do número de porções de hortícolas que cada criança consome.

Sessões de Intervenção

O projeto Veggies4myHeart conta com 5 sessões de intervenção:
1 – Tomate Bochechudo
2 – Couve-Roxa Furacão
3 – Pepino Irrequieto
4 – Cenoura Elegante
5 – Alface Maravilha

Através dos materiais educativos do projeto, seja a história infantil ou o jogo digital, os nutricionistas salientam as funções que cada um dos hortícolas tem no corpo humano.

A NOSSA HISTÓRIA

Julho 2018
Financiamento Challenges in Cardiology
Ano Letivo 2018/19​
1º Ano de Intervenção

O projeto interveio em 162 crianças de 8 turmas.

Utilizaram-se 4 instrumentos educativos, o livro "Quem quer ir ao mercado da vila?", o jogo digital do Veggies4MyHeart, autocolantes com os super-heróis como recompensa e a roda dos alimentos.

Ano letivo 2019/20
2º Ano de Intervenção

O projeto interveio em 131 crianças de 7 turmas.

Utilizou-se o jogo digital para promover os conhecimentos das crianças e, realizaram-se sessões de formação a educadoras de infância e a encarregados de educação.

Julho de 2020
Financiamento CCISP-HES-SO

Tradução do jogo digital para francês.

Ano letivo 2020/21
1ª Intervenção na Suíça

O projeto interveio em 45 crianças de 2 turmas na Suíça.

Utilizou-se o jogo digital para promover os conhecimentos das crianças e realizaram-se entrevistas às educadoras de infância.

Ano letivo 2021/22
3º Ano de Intervenção

O projeto interveio em 205 crianças de 10 turmas.

Utilizou-se o jogo digital para promover os conhecimentos das crianças, realizaram-se entrevistas e sessões de formação às educadoras de infância e assistentes operacionais e uma Oficina de Culinária.

Ano letivo 2022/23
4º Ano de Intervenção

O projeto interveio em 179 crianças de 8 turmas.

Utilizou-se a história "Quem quer ir ao mercado da vila?" para promover os conhecimentos das crianças.

A 25 de novembro venceu o Prémio Projeto do Ano 2022, na categoria "Nutrição Comunitária e Saúde Pública", da Revista Viver Saudável.

Ano Letivo 2023/24
5º Ano de Intervenção

O projeto interveio em 98 crianças de 5 turmas (2 jardins de infância).

Utilizou-se o jogo digital e a história "Quem quer ir ao mercado da vila?" para promover os conhecimentos e consumo de hortícolas das crianças.

FINANCIAMENTO

Challenges Accelerator – Challenges in Cardiology

O projeto Veggies4myHeart foi premiado na 8ª edição do Challenges in Cardiology tendo recebido um financiamento de 12.500€. O prémio, atribuído a 7 de junho de 2018, foi crucial para o desenvolvimento do jogo digital Veggies4myHeart.

Este reconhecimento foi fundamental para impulsionar o projeto Veggies4myHeart que, desde então, tem vindo a contribuir para a promoção do conhecimento e consumo de hortícolas em crianças de idade pré-escolar.

CCISP-HES-SO – Seed Money For Joint Swiss-Portuguese Academic Projects

O Veggies4myHeart teve a honra de receber financiamento do CCISP-HES-SO, em junho de 2020, através da call “Seed Money For Joint Swiss-Portuguese Academic Projects”. Este prémio possibilitou efetuar melhorias no jogo digital, assim como incluindo realizar a sua tradução para francês.
Além disso, o financiamento viabilizou a avaliação e comparação da eficácia da intervenção utilizando o jogo num grupo de crianças em Genebra, Suíça.