4c33fc_10932850388143278beedb7ecac1ee68~mv2.jpg

1st International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH)

A Equipa Veggies4myHeart esteve presente na primeira edição do International Congress on Food, Nutrition & Public Health (ICFNH), que decorreu no dia 17 de novembro, nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa.

A professora Cátia Pontes apresentou a comunicação oral “Can a digital game promote vegetable consumption? – parents’ perception of a food and nutrition education tool”, que visou expor a perceção dos pais sobre o impacto do jogo digital “Veggies4myHeart” na promoção do consumo de hortícolas.

No ano letivo 2021/22, participaram no projeto 210 crianças de 8 jardins de infância, do concelho de Leiria.  O jogo digital “Veggies4myHeart” foi o instrumento pedagógico utilizado nas 5 sessões de educação alimentar e nutricional (EAN). Depois da intervenção, foi solicitado aos pais o preenchimento voluntário de um questionário para monitorizar a perceção sobre o consumo de hortícolas e o impacto do jogo digital como um instrumento pedagógico de EAN.

A amostra deste trabalho incluiu 32 pais que responderam ao questionário online. Destes, 20 referiram que o filho não alterou o consumo de hortícolas após a intervenção do projeto Veggies4myHeart. Analisou-se a relação entre a frequência com que as crianças mencionaram o projeto em casa e o seu consumo de hortícolas. Foi possível observar que 22 crianças referiram o projeto com frequência e 11 aumentaram o consumo de hortícolas.

Relativamente à perceção dos pais sobre os jogos digitais, como instrumentos pedagógicos de EAN, 25 pais consideraram os jogos digitais benéficos. Os pais das crianças que participaram no projeto Veggies4myHeart não consideraram que os seus filhos alteraram o consumo de hortícolas, após a participação no projeto. Porém, todos acharam o jogo útil para a EAN. Por último, destacou-se a importância de envolver as famílias das crianças no projeto e de entender as barreiras para o consumo de hortícolas em crianças em idade pré-escolar, nas suas casas.

Tags: No tags

Comments are closed.